Corolla EE101 para AE101_Riky

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Corolla EE101 para AE101_Riky

Mensagem por Riky em Ter Nov 08, 2016 1:46 am

Muito Boa Noite a todos

Venho aqui apresentar "finalmente" o meu projeto, ao qual ja me pediram varias pessoas para o fazer, mas como a falta de tempo tem me impedido e por ser um tópico muito complexo, vai ficar comprido, por isso espero que não fique maçador.

Entao eu tenho um Corolla E10 de 1994, que ja vem do meu pai, em que eu fiquei com ele ja a cerca de 10 anos. desde que eu o tenho não fiz muita coisa a nao ser de a 3 anos para cá. Isto é... já tinha metido as jantes que ainda hoje permanecem no carro! Very Happy

Então nestes últimos 3 anos comecei por rebaixar o carro que ficou a cerca de 2 ou 3cm de espaço entre o pneu e a cava de rodas e ficou nivelado a frente e a traz como eu gosto! ja tinha umas molas H&R progressivas e os amortecedores de origem foram trabalhados a minha maneira de condução.

Entretanto parei o carro em Feveveiro de 2014 sem querer deparei-me com um negocio daqueles que nem se pensa duas vezes e comprei um motor 4AFE 1.6 de 115cv, com caixa, cablagem do motor e centralina. Fiquei radiante pois ja andava a pensar nisso a uns anitos!!

Nesse mesmo ano em Agosto decidi começar o SWAP pus mãos á obra e parei o carro.
Foi uma batalha de 4 ou 5 meses aos bocados e aproveitar alguns fins de semana, so para por o carro a andar em modo de testes!!

Comecei por dar uma limpeza ao motor e também por material novo visto ainda estar cá fora, como embraiagem e rolamento de encosto novo, distribuição nova e bomba de agua, filtro de óleo e correias de acessórios.

Riky
Novato
Novato

Agradecimentos : 2

Re: Corolla EE101 para AE101_Riky

Mensagem por Riky em Ter Nov 08, 2016 2:21 am

Tive e fazer outro post porque o anterior ja não dava para mais.
então aqui segue o resto.

a partir daqui é retirar a ferrugem e pintar bloco, polis, tampa das válvulas e tampa da admissão:

sem ferrugem

Pintado

Entretanto ja é tarde!! amanha a noite continuo com o resto do documentário!! Very Happy
ate manhã, abraço

Riky
Novato
Novato

Mensagem por BoltSnagit em Ter Nov 08, 2016 7:25 am

Como ele era e como está Shocked parabens baba

quanto ao motor grande trabalho. :tup:
BoltSnagit
Velha Guarda
Velha Guarda

Agradecimentos : 59

Mensagem por Riky em Ter Nov 08, 2016 12:09 pm

Obrigado BoltSnagit, e por causa do motor,  ainda levou muito mais voltas...
Logo tento continuar com o post

Última edição por Riky em Ter Nov 08, 2016 4:24 pm, editado 1 vez(es)

Riky
Novato
Novato

Mensagem por tiagok em Ter Nov 08, 2016 2:27 pm

Aguardando novos capitulos! Very Happy
é um 1.3 de livrete ? Parabens !
Continuação de boas mods Very Happy Very Happy Very Happy
tiagok
Velha Guarda
Velha Guarda

Agradecimentos : 8

Mensagem por Gonç@lves em Ter Nov 08, 2016 3:37 pm

Cá está o grande projecto...
Muito parabéns, sem dúvida um excelente trabalho e uma grande mudança.
Da noite para o dia mesmo...
:goodjob:

Gonç@lves
Velha Guarda
Velha Guarda

Agradecimentos : 15

Mensagem por Riky em Ter Nov 08, 2016 4:24 pm

@tiagok escreveu:Aguardando novos capitulos! Very Happy
é um 1.3 de livrete ? Parabens !
Continuação de boas mods Very Happy Very Happy Very Happy

Obrigado, sim é um 1.3 de livrete! Very Happy
AHAH ainda tens muito para ver!!! porque nem a metade vou... Very Happy Very Happy

Cá está o grande projecto... Muito parabéns, sem dúvida um excelente trabalho e uma grande mudança. Da noite para o dia mesmo... escreveu:

Obrigado
Very Happy veio tarde a apresentação do projeto eu sei!! peço as minhas desculpas!
Realmente foi mesmo um 360º num so ano, deu imenso trabalho, mas quando é feito com gosto vale sempre a pena no final!

Riky
Novato
Novato

Mensagem por Riky em Ter Nov 08, 2016 6:39 pm

boas tardes a todos

Ora vamos a mais umas descrições e a mais umas quantas fotos!! Smile

Segui então com a pintura specializada MUITO profissional la da tampa das válvulas e daa tampa da admissão.

Passagem de primário para barcos, por ser mais rijo, parra a tinta não se deformar com as temperaturas.

(nao tenho fotos da admissão com primário.....

depois pintei a spray com tinta mandada fazer de propósito a minha escolha, que adoro a cor!! Smile

aqui ja seco, tiradas ao sol para se reparar melhor os pormenores

o que fiz de mal nesta pintura e que me arrependi bastante, foi gastar dinheiro em verniz de alta temperatura bom e caro em spray... resultado final, o verniz nao seca completamente e começa-se a agarrar o po todo e com o tempo (e pouco tempo) ficou uma merda cagada!!! grrrrr

O que acharam?

Riky
Novato
Novato

Mensagem por Gonç@lves em Ter Nov 08, 2016 7:40 pm

na minha opinião ficou brutal...
Em relação ao verniz... isso é normal, todos nós cometemos argoladas ao aprender ou ao fazer a 1ª vez, não sei se foi o caso ou não. no entanto isso é adquisição de conhecimento...
cenas dessas também já me aconteceu várias vezes.

O que podes fazer agora é com tempo desmontas. dás uma boa lixadela e dás verniz do bom apropriado á pistola e verás que fica do aço...
:goodjob:

Gonç@lves
Velha Guarda
Velha Guarda

Agradecimentos : 15

Mensagem por Riky em Ter Nov 08, 2016 8:04 pm

pois, é o que ja pensei em fazer!!!
falta é o tempo!! Very Happy

Riky
Novato
Novato

Mensagem por BoltSnagit em Ter Nov 08, 2016 9:26 pm

isso é que é dedicação.. ainda dizem que perdi tempo com o meu quando apenas limpei xD
BoltSnagit
Velha Guarda
Velha Guarda

Agradecimentos : 59

Mensagem por tiagok em Ter Nov 08, 2016 10:14 pm

Boa cor Ricardo ! é Preto com tom roxo né ?

Muito bom mesmo !
tiagok
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riky em Ter Nov 08, 2016 11:38 pm

Eu nem sei bem, porque tem umas misturas de cores manhozas.
É um roxo escuro, mas como tem muita pigmentação de varias cores, como azul, amarelo e prata. Fica assim

Riky
Novato
Novato

DESMONTAR / MONTAR :)

Mensagem por Riky em Qua Nov 09, 2016 6:38 pm

Então muito boa tarde pessoal Corollistas!!!

Hoje vou passar a fase seguinte deste longo processo... Que foi desmontar o 4EFE para espetar um 4AFE!! Sad
O processo de desmontagem foi muito facil e rapido, isto é como tudo e todos, toda gente consegue desmontar!!! Smile
tirei variadas fotos ao cenário do cofre do motor para saber onde e em que canto ficava tudo e mas alguma coisa! Mas para que??? Só uma coisa ou outra é que fica no mesmo sitio!! ahahah burro.... grrrrr grrrrr

aqui vai umas fotos tirar velho e por velho na mesma mas diferente!! Very Happy

e aqui esta ele que cá andou 20 aninhos, e os últimos 10 anos sempre a levar grandes malhas!!

A partir daqui, devia ter pensado... "Mas o que é que eu estou a fazer?? se estava tao bem!!" Mas nao pensei! Very Happy Very Happy
com isto nao quer dizer que estou mal, mas que deu uma PUT... de uma trabalhei, isso deu!
aqui esta ele ja apontado no sitio, teve que entrar com a caixa completamente virada para baixo por causa da falta de espaço, parecendo que nao é um pouco maior que o 1.3.

Neste ponto so estava apoiado com os apoiod da frente e de traz, porque o apoio do lado da caixa é completamente diferente (a base metálica que tem aparafusada a caixa e que depois é onde aperta o apoio) e o apoio do lado da distribuição tambem fica um pouco mais a frente do 1.3 e aperta no chassi em pontos diferentes, só deu para aproveitar duas furacões, o 3 furo tive que o fazer e alterar a base de aperto do próprio apoio.. que foi os passos seguintes, embora nao tenho fotos dos apoios refeitos.

em seguida, tive que fazer o que antes não sabia que era preciso... RADIADOR DE ÓLEO!!! o 1.3 nao usa, e antes de me meter nisto nao sabia que o 1.6 tinha, so depois de comprar o motor é que reparei. Entretanto tinha comprado um radiador de um Patrol, um pouco grande, mas axo que um pouco vantajoso para ajudar arrefecer o oleo. Tive que arredar o Condensador do AC mais parra a direita para caber la o radiador.
Então, fazer apoios novos para o Condensador, Fazer apoios para o Radiador e fazer tubagem do radiador ate aos tubos de borracha que entra e sai do motor. o resultado final, é este:

Circuito de oleo - check... Apoios do motor - check..
pondo isto continuei o resto da montagem, tampas das válvulas e da admissão foram para o sitio mais algumas coisitas.

Axo que ficou fantastico estas tampas! Wow

Tubo da gasolina que vem do filtro a regua teve que ser feita por medida e com as porteiras em posições adequadas , aproveitei que tive que mandar fazer o tubo e mandei por reforço de malha de aço, sempre da outra protecção.

Entretanto com esta montagem, tive uns problemas para ligar alguns tubos no motor.. e dai eu ter dito que fui burro ao inicio em ter tirado fotos a todas as coisas do motor 4EFE... ahah coisas diferentes ja era de esperar.
tinha que arranjar um Carina com motor igual (Sistema Boch) que é difícil de encontrar. Depois lembrei-me que o ex-patrão do meu pai teve um e agora que o tinha era a filha. La fui eu chatear as pessoas e tirar fotos ao cofre do motor! lol! lol!
tive também que comprar uma bobina de ignição nova para aqueles motores, que não são nada baratas porque so existe mesmo para aquele motor. e tive que arranjar um sitio para o apertar ao chassi para fazer massa e tinha que estar escondido para nao dar bandeira... conclusão, ficou debaixo do suporte da bateria!!!

Espero que vos esteja a agradar, e que não esteja a maçar com tanto paleio. Smile

ficamos por aqui por enquanto.
não percam o próximo episódio, "A guerra da cablagem e não só!!"

Riky
Novato
Novato

Mensagem por tiagok em Qua Nov 09, 2016 6:57 pm

ahahah Bom swapzinho, bem complicadinho xD :tup: :tup:

nos hondas é sai um entra outro ahaha 1 dia tá feito e a andar ... bounce Laughing
tiagok
Velha Guarda
Velha Guarda

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: